Após anos se sentindo um completo estranho, Anthony pensa que poderá deixar o passado para trás ao ir para a faculdade. Tudo parece perfeito até que, durante um acampamento, ele e seus amigos presenciam a queda de um meteorito. Agora em posse de um colar feito de rocha estelar, Anthony passa a ter sonhos cada vez mais realistas com um mundo fantástico e sombrio, dominado por um Imperador que usou ciência para conquistar um reino antes repleto de magia. Neste mundo ameaçado, a magia está se esvaindo desde que os Titãs foram aprisionados nos céus por um feitiço que utilizou o sangue da fênix, a criatura mais poderosa do universo. Agora, com a ajuda de um grupo de aliados improváveis, Anthony tem a missão de romper os selos da fênix e descobrir quem ele realmente é.
Você já teve algum sonho tão real que ao abrir os olhos pela manhã, mesmo que por um segundo, pensou que estivesse em uma nova realidade?
Sonhos confusos e inexplicáveis aterrorizam as noites de Anthony. Toda vez que o jovem fecha os olhos é transportado para um mundo novo onde tudo é diferente e, ainda assim, mais parecido com a realidade do que sua própria vida. As noites mal dormidas deixam Tom confuso, mas nada supera a sensação de acordar com um corte na pele ou com as roupas sujas de terra por causa de coisas que aconteceram em seus sonhos, e não na vida real. Contudo, tamanha confusão é deixada de lado quando a vida real cobra seu preço: Anthony precisa deixar a família para trás e começar a faculdade. Porém, o que parece o desejo da maioria dos jovens da idade de Anthony é algo que desanima o rapaz. De certa maneira ele sente que não está vivendo, por isso, quando seus sonhos noturnos começam a virar realidade, Tom passa a imaginar se a vida real não seria de fato aquela que ele vive enquanto dorme.
“Quando Tom finalmente abriu os olhos, ele sentiu como se estivesse recuperando o fôlego após um afogamento. Ele sentiu o ar entrando em seus pulmões e notou que estava no chão, coberto por seu lençol e sentindo uma dor horrível em todo o seu corpo.”
O Selo de Bartholomeu é uma fantasia que poderia ser dividida em três partes: primeiro com os sonhos de Anthony e algumas tragédias familiares que maculam seus dias; depois quando ele percebe que algo estranho e sobrenatural está acontecendo com sua mente; e, por fim, quando o jovem mergulha em um sonho fantástico e mal consegue acordar para a vida real. Cada um dos pilares é pontuado por sentimentos diferentes.
Nos primeiros capítulos conhecemos um garoto que carrega nos ombros um peso monstruoso – e, confesso, isso me surpreendeu completamente; não estava preparada para conhecer um jovem tão emocionalmente frustrado ou desanimado. Existe algo em Anthony que deixa o leitor confuso, uma certa dor em suas palavras, talvez. É algo que só faz sentido no final do livro e que, ainda assim, torna essa fantasia muito mais madura do que o esperado. Por isso, a primeira parte da leitura gira em torno do dia a dia de Tom e dos conflitos internos que o rapaz está vivendo.
Já nos pontos seguintes da trama – por sinal, os que eu mais gostei – acompanhamos Tom fazendo novos amigos e mergulhando em um mundo de mitologia rica e complexa. Gostei de como o autor usou Titãs, Medusas, Gigantes e outros seres místicos durante a jornada do protagonista. Mas, mais que isso, gostei de como ele criou um mundo novo e só dele. Além disso, a emoção e a diversidade social não ficam de lado. Temos amizade, traição, romance e uma união improvável de pessoas e seres místicos – todos em busca de um mundo melhor, justo e que respeite o próximo.
Inicialmente levei um tempo para me envolver com os personagens. Foi um choque mergulhar na mente de Anthony – realmente não estava preparada para um personagem tão maduro e complexo, cheio de dilemas e dores. Mas, quando ficou mais claro os motivos por trás das dores de Tom, consegui engrenar na leitura e aproveitar seus encontros e desencontros. Gostei da mitologia, dos amigos que Tom faz ao longo de sua jornada e, principalmente, de como no final todas as pontas soltas se conectam – mesmo que, para um final completamente feliz, o leitor precise de uma continuação.
No final das contas, o livro gira em torno de uma mensagem muito importante: encontrar seu lugar no mundo. E, exatamente por isso, ainda tem muita coisa para contar. Então, segundo o autor, podemos nos preparar para – no mínimo – uma trilogia.
Ficou curioso? Então vem conhecer mais sobre o trabalho do autor:
Sorteio
Que tal concorrer a esse livro lindo? Para participar basta:
- Possuir endereço de entrega no Brasil;
- Comentar nessa resenha (Só serão aceitos comentários relacionados com o conteúdo da postagem);
- Preencher o seguinte formulário: a Rafflecopter giveaway
Prontinho, agora você já está participando! A promoção fica no ar até o dia 10 de Dezembro e o ganhador será divulgado na terça-feira, dia 11. Lembrando que o mesmo tem até 48 horas para responder o contato de solicitação de endereço, se não, realizaremos um novo sorteio. Além disso, vale salientar que o envio do prêmio pode demorar até 40 dias.
Comente via Facebook