Oi galera! Tudo bom com vocês?
Hoje vamos trazer aqui a maior dúvida do mundo literário: Livro físico ou e-book? Cada um possui suas próprias características, suas vantagens e desvantagens, então o importante é que os leitores se sintam bem e confortáveis com a escolha final.
Decidir entre e-book ou livro impresso é uma questão de quanto dinheiro você tem disponível, se olhar para a tela do celular não irrita seus olhos, se você tem espaço em casa para guardar a versão impressa, se você vai precisar carregar o livro em uma bolsa. Isso varia muito de referências e necessidades pessoais.
Por isso, vamos apresentar um pouco sobre as definições e o que caracteriza ambos os modelos, para ajudar os leitores a decidir qual funcionaria mais com eles.
LIVRO FÍSICO
Vamos começar falando do queridinho dos colecionadores: O Livro Físico! Esse formato é composto pela impressão física da história, então ele é maior, mais grosso, mais pesado e ocupa um certo espaço nos lugares. Porém, tem aqueles que não abrem mão da experiência de carregar um livro, sentir o cheiro, passar as páginas e ter aquele exemplar na estante.
O livro físico tem inúmeras vantagens, entre elas estão:
- É agradável para a vista. Por mais que os aparelhos estejam com várias configurações que facilitam na leitura, o livro físico ainda é melhor nesse quesito pois a luz refletida pelo material deles não irrita os olhos.
- Você pode emprestar e compartilhar a história com mais pessoas. O livro físico pode ser emprestado com facilidade para amigos e família. Assim, você pode mostrar e incentivar todos a lerem aquele seu livro favorito.
- É visualmente mais bonito. Poder pegar um livro em mãos e admirar a sua diagramação, a capa e as imagens é super incrível. Para quem valoriza essa parte, o físico vale super a pena.
- Essa é para os produtores de conteúdo que amam, trabalham e também precisam tirar fotos para postar. Os livros físicos são bem mais fotogênicos, além de chamarem mais atenção.
- Por último, mas não menos importante, o conjunto de sensações que o livro físico proporciona, é único. Se você ficar com raiva, você fecha o livro. Se você fica confortável, você abraça e beija o livro. Você também pode cheirar, tocar e fazer o que quiser com o seu exemplar.
E-BOOK
Sobre o formato digital, é um modelo totalmente virtual e que você precisa de algum aparelho para fazer a leitura da história, seja celular, computador, tablet ou, o mais conhecido, E-reader.
Entre as vantagens do e-book estão:
- A praticidade. Normalmente os aparelhos usados para a leitura de e-books são pequenos, finos, leves e cabem nas bolsas. Isso facilita bastante a vida do leitor que gosta de carregar um livro para todos os lugares.
- Os livros digitais também possuem uma durabilidade praticamente infinita. Eles não estragam e não tem a possibilidade de envelhecerem o material.
- Para quem gosta muito de ler autores independentes, o e-book sempre é uma opção. Alguns escritores não possuem grandes editoras, então a única solução é publicar de maneira digital.
- Outra vantagem é que a atualização do e-book não exige uma nova tiragem. É só atualizar o arquivo (agora existe essa opção) e você já tem um livro diferente.
- E outra coisa importante é a preservação. Livros digitais não precisam de grandes quantidades de papel, por isso ajuda a manter as árvores vivinhas e nos seus devidos lugares.
Então, conseguiu definir qual é o melhor modelo para você? Deixem nos comentários com qual deles a identificação é maior. E, se a gente esqueceu de alguma vantagem, comentem aqui também.
Comente via Facebook