Domingo, 12 de Junho, foi o Dia dos Namorados e não podíamos deixar de trazer uma lista de livros que fazem referência a essa data, né? Histórias que falam sobre amor são fundamentais para alegrar os nossos dias. Mas, antes vamos explicar um pouco como surgiu essa data no mundo e aqui no Brasil, que difere de alguns países.
O Dia dos Namorados, também chamado de Dia de São Valentim em outros lugares, é uma data que comemora a união amorosa entre casais de namorados. Porém, não se engane não, tem locais que essa data existe para uma demonstração de amor entre amigos. Existem trocas de cartões fofos e caixas de chocolates, o que se tornou muito comum por aqui também.
O Dia de São Valentim surgiu a partir da comemoração de um festival antigo chamado Lupercália, que acontecia no dia 14 de fevereiro, e celebrava a fertilidade entre Juno (Deusa da mulher e casamento) e Pan (Deus da natureza). Por isso, países do hemisfério norte comemoram nesta mesma data!
A DATA NO BRASIL
Aqui no Brasil, o Dia dos Namorados surgiu no ano de 1949, simplesmente como uma data inteiramente comercial. O publicitário João Doria copiou a ideia do exterior, mas colocou a data dia 12 de Junho porque ela antecede o Dia de Santo Antônio, o famoso Santo Casamenteiro. No mesmo ano, João apresentou a data para os comerciantes do estado de São Paulo e lançou uma campanha publicitária chamada: “Não é só com beijos que se prova o amor”.
Em homenagem à data, separamos algumas situações relacionadas ao amor (ou não) e vamos dar dicas de livros que se encaixam perfeitamente nelas. Mas, lembrem-se que amor é troca, energia, respeito e confiança. Se essas coisas não existirem, não é amor… é cilada!
Livros precursores do Romance
Melhores amigos que se apaixonam
Tragédias, intrigas, escândalos e rumores
Segredos terríveis, manipulações e mentiras
Romance entre vizinhos
Triângulo amoroso
Gostaram das nossas dicas de Dia dos Namorados? Não esquece de comentar outros livros que poderiam fazer parte dessa lista aqui e viva ao amor (ou não)!
Comente via Facebook