Todo ano, no segundo domingo de Agosto, é comemorado o Dia dos Pais no Brasil. A data simboliza e homenageia a relação fraternal existente entre pais e filhos.
E, o que muitos não sabem é que essa data começou a ter relatos na Babilônia, há 4 mil anos. A partir de então, a Roma Antiga começou a homenagear os pais todo mês de fevereiro. Com o tempo, cada país foi mudando e adaptando o dia para a sua própria cultura.
Pensando em também homenagear a figura paterna que é tão importante, trouxemos dicas de livros que trazem uma linda relação entre pais e filhos.
TRILOGIA DO ADEUS
“Nesta trilogia, João Anzanello Carrascoza oferece um panorama que se estende através do tempo para falar da relação fragmentada das famílias. No primeiro livro, Caderno de um ausente, o pai João escreve uma longa carta para a filha recém-nascida, Beatriz, para o caso de não estar presente no futuro dela. Já no segundo volume, Menina escrevendo com pai, é Bia quem responde, narrando a vida e o relacionamento dos dois. Por fim, em A pele da terra, Mateus, filho mais velho de João e irmão de Bia, narra sua relação com o próprio filho, outro João, durante uma peregrinação. Um olhar tríplice sobre os vínculos entre pais e filhos, e sobre como pequenas ações do cotidiano nos marcam para sempre.”
Link: https://amzn.to/3QVkOH1
ORGULHO E PRECONCEITO
“Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo.”
Link: https://amzn.to/3AiChDO
O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA
“Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial.
Não faça movimentos bruscos. Deixe sempre as mãos à mostra. Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente.
Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.
Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos – no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início.
Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.”
Link: https://amzn.to/3dqI2WI
SE A CASA 8 FALASSE
“Ambientado e narrado pela mesma casa em três décadas diferentes, Se a casa 8 falasse é um romance sobre jovens lidando com mudanças drásticas, conflitos familiares e primeiros amores, que mostra que, apesar das gerações mudarem, algumas experiências são capazes de atravessar a barreira do tempo.
Algumas casas guardam histórias especiais. A que fica no número 8 da rua Girassol tem muito para contar.”
Link: https://amzn.to/3bQFVeA
AMOR E AZEITONAS
“O que a lenda de uma cidade submersa tem a ver com a vida de uma adolescente? No caso da greco-americana Liv Varanakis, a resposta é tudo. Quando era pequena, Liv e seu pai passavam horas tentando descobrir a localização de Atlântida, mas, desde que ele foi embora sem explicação, ela evita pensar na cidade perdida a todo custo. Com dezessete anos, Liv tem uma nova vida, um novo namorado e está muito bem, obrigada.
Até que um cartão-postal amassado chega de Santorini e faz seus planos irem por água abaixo. Nele, seu pai explica que está gravando um documentário a respeito de Atlântida e que mandou uma passagem de avião para Liv ir até a Grécia ajudá-lo. Agora, ela terá que deixar para trás tudo que construiu e embarcar rumo ao desconhecido.”
Link: https://amzn.to/3C8C4nE
MEUS PAIS E EU
“Nada de novo acontecia na vida de Ana Clara: crianças mais novas passavam o dia fora do Lar e ela, cada vez mais perto de completar quatorze anos, sentia a insegurança de não ser mais adotada. Até que um papel mudou toda a sua vida. Num piscar de olhos, ela passou a ter tudo com o que sempre sonhou: um quarto só dela, uma biblioteca própria, novos amigos, um colégio legal e dois pais.”
Link: https://amzn.to/3zQnkr0
AMOR DE CABELO
“O cabelo de Zuri é mágico. Ele pode ser trançado e enrolado para combinar perfeitamente com uma tiara de princesa ou uma capa de super-heroína. E Zuri sabe que seu cabelo é lindo! Mas um dia superespecial pede um penteado mais especial ainda.
A mãe de Zuri está voltando para casa depois de um tratamento médico. E, embora ainda tenha muito o que aprender quando se trata de cabelo, o pai da menina é o responsável por ajudá-la a montar o penteado perfeito para receber a mãe. Ele fará qualquer coisa para deixar a filha feliz, até mesmo aprender a diferença entre trança nagô e trança twist.”
Link: https://amzn.to/3bQk1bo
OLÍVIA TEM DOIS PAPAIS
“Olívia é uma menina esperta, que sabe bem o que quer e tem plena noção de como usar algumas palavras para conseguir o que deseja. Quando tem de ficar sozinha enquanto os pais trabalham, ela diz que está muito “entediada”. Como não gosta de ver a filha “entediada”, papai Raul para imediatamente de trabalhar e, quando percebe, já está deitado no chão ao lado dela, brincando de filhinho e mamãe, ou cercado por um monte de bonecas.
Para chamar a atenção de seu pai Luís, Olívia fala que está “desfalecendo”, afinal de contas, desfalecer de fome é uma coisa muito séria, e Luís é o melhor cozinheiro da família. A família da Olívia é um pouco diferente, e totalmente “encantadora”, outra palavra que ela adora usar.”
Link: https://amzn.to/3vYzn4m
PAPAI É QUASE UM HERÓI
“Tantos são os adjetivos que a filha credita ao pai! Para ela, o pai é superforte, supercorajoso, supercozinheiro. As qualidades de herói são questionadas em apenas um momento, quando a garotinha percebe que ele tem medo de barata. Mesmo conhecendo sua fraqueza de humano, o pai continua sendo um super-herói para a filha. O texto sensível ganha mais brilho com as ilustrações assinadas pela própria autora.”
Link: https://amzn.to/3AgKPuD
Gostaram das nossas dicas de livros que trazem relações paternais? Se tiverem outras sugestões, deixem aqui no comentários e vamos aumentar a nossa lista!
Comente via Facebook