novembro 17, 2022

LIVROS NACIONAIS ESCRITOS E PROTAGONIZADOS POR PESSOAS PRETAS

O mercado literário é recheado de escritores maravilhosos, com histórias fenomenais e que tem muito para oferecer a todos nós! Além de lições incríveis, esses livros têm o poder de nos divertir, nos entreter e nos proporcionar enormes felicidades. Afinal, esse é o objetivo dos nossos livros tão queridinhos, não é mesmo?

Sendo assim, montamos uma listinha perfeita com várias obras que trazem todas essas sensações, que podem nos dar experiências lindas dentro deste mundo que tanto amamos e de autores que merecem espaços para contar suas próprias histórias!

 

O AVESSO DA PELE

O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.

O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade.”

 

O ÚLTIMO ANCESTRAL

“Localizada na periferia do Distrito de Nagast, num futuro ultratecnológico, fica Obambo, a favela para onde quase toda a população negra foi exilada quando os Cygens ― híbridos de homens e máquinas ― tomaram o poder, estabelecendo uma forte política de segregação racial e proibindo o uso da magia, a propagação da fé e o culto aos deuses.

É lá que mora Eliah, um jovem que busca no esquema de roubo de carros uma vida melhor para si e para sua irmã, Hanna, uma adolescente autodidata em linguagens eletrônicas. Mas, ele vê sua vida mudar completamente ao descobrir que carrega em si o espírito do Último Ancestral, entidade poderosa capaz de salvar os obambos.”

 

UM DEFEITO DE COR

Um defeito de cor conta a saga de Kehinde, mulher negra que, aos oito anos, é sequestrada no Reino do Daomé, atual Benin, e trazida para ser escravizada na Ilha de Itaparica, na Bahia. No livro, Kehinde narra em detalhes a sua captura, a vida como escravizada, os seus amores, as desilusões, os sofrimentos, as viagens em busca de um de seus filhos e de sua religiosidade.

Além disso, mostra como conseguiu a sua carta de alforria e, na volta para a África, tornou-se uma empresária bem-sucedida, apesar de todos os percalços e aventuras pelos quais passou. A personagem foi inspirada em Luísa Mahin, que teria sido mãe do poeta Luís Gama e participado da célebre Revolta dos Malês, movimento liderado por escravizados muçulmanos a favor da Abolição.”

 

VIRALIZOU

“Péu Madruga, conhecido jornalista de fofocas, acabou de conseguir o furo que pode salvar sua carreira. Só que a notícia é justamente sobre Talitta Bumbum, a funkeira do momento e ex-amiga de infância de Péu. Mas… amigos, amigos, negócios a parte, né? Revoltada com a traição, Talitta resolve confrontar Péu e tirar as muito devidas satisfações.

No meio da briga chega a notícia bombástica: aquele estouro lá fora não era bala perdida. Eram ZUMBIS. É isso mesmo! O apocalipse zumbi chegou com tudo na cidade do Rio de Janeiro ― segurem os seus biscoitos Globo. Sem mais alternativas, Péu e Talitta vão precisar se unir se quiserem ter qualquer chance de se manter vivos.”

 

HOMENS PRETOS (NÃO) CHORAM

“O homem negro tem espaço para ser vulnerável? Esse homem pode chorar e existir ao mesmo tempo? Com três contos inéditos, nesta nova edição de Homens pretos (não) choram, Stefano Volp joga luz sobre as feridas, os medos e a solidão do homem, sobretudo o negro, para buscar respostas sobre uma sociedade incapaz de compreender as vulnerabilidades e sutilezas que existem para além da imagem que se constrói das pessoas.”

 

PROIBIDA PRA MIM

“Você já imaginou ser uma mulher forte, independente, decidida e ainda assim se envolver numa relação com um boy nada a ver pra agradar seus pais?
Pois, é. Lavínia Loviz fez isso.
Contudo, o resultado foi um belíssimo chifre em plena Nova Iorque!!! Que ela decidiu superar…
Com um cara que é o tipo dela:
Daniel Melo.
Mais velho, atencioso, gentil e um grandessíssimo gostoso, com quem Lavínia passa um fim de semana intenso e quente.

Mas, de volta ao Brasil, Lavínia não esperava dar de cara com Daniel novamente, e, com certeza, não esperava encontrá-lo no dia que fosse apresentada ao pai da sua melhor amiga.”

 

FLORES AO MAR

“Quando o navio atraca na cidade de Vinícius, um garoto que Lírio conheceu em um clube do livro online, ela vai provar que sabe aproveitar a vida tanto quanto as irmãs – e sempre do seu jeitinho. Tulipa conseguiu convencer os pais a enviarem as irmãs Rios para o mesmo cruzeiro em que Lucas, o garoto por quem é apaixonada desde o sétimo ano, passaria o Réveillon.

Violeta não está nada empolgada para ficar presa em um navio por sete dias e resolve passar esse tempo longe da família. É assim que conhece Alice, uma tripulante que trabalha na piscina do cruzeiro, com quem acaba aprendendo algumas coisas sobre si mesma. A última coisa que Bromélia queria era ter que cuidar das três caçulas em um navio gigante. Porém, quando as três garotas desaparecem e Bromélia reencontra um ex-namorado no meio do cruzeiro, ela acaba perdendo o controle e descobrindo que tem todo o direito de cuidar de si mesma.”

 

QUATRO MINUTOS

“Olívia Macedo teve seu mundo virado de cabeça para baixo após um término de relacionamento não muito amigável. Magoada e com feridas reabertas, ela resolve devolver os presentes que recebeu do ex-namorado. Diante da recusa de Rafael de responder suas mensagens, ela toma a atitude de jogar toda a tralha na frente da porta dele.

Ou seja, a última coisa em que se atenta agora é que, para conter a epidemia de um vírus, o governo do estado acaba de implantar medidas bastante restritivas à população. E, entre tudo que está saindo do controle, talvez o mais esquisito seja de repente se encontrar em quarentena com Augusto Pinheiro, o atual inquilino do apartamento em que seu ex morava.”

 

MALVADA

“Naquela noite Elba não esperava uma ligação do hospital. Também não esperava que fosse se reinserir na vida de Glenda, sua melhor amiga de faculdade, menos ainda que a situação fosse chegar aonde chegou.

Mas quando olhos brilham pela pessoa errada, o resultado nunca é bom.
Disso Elba sempre soube. E dessa vez, precisava agir.
“Eles dizem que eu fiz algo ruim, mas porque eu me sinto tão bem?””

 

CARNAVAL AMARELO

“Margarida entrega um presente à sua filha de 11 anos e resolve lhe contar uma lenda: a boneca Emília acordará de 50 em 50 anos com a seguinte condição: deve ser um dia de carnaval. E mais: ela poderá continuar viva se encontrar o amor verdadeiro.Então, no aniversário de 61 anos de Anastásia, algo inesperado acontece: o carnaval volta à cidade e traz consigo várias surpresas e emoções.Você acredita no poder do amor? Se sim, até onde vai a sua imaginação?”

 

APARENTEMENTE NOIVOS

“Era para ser só uma mentira simples, uma solução pensada em poucos minutos para causar uma boa impressão na entrevista de emprego. Para Joshua, tudo ocorreria rapidamente e da melhor forma possível: ele inventaria um noivado com Samira, sua melhor amiga, conseguiria o tão sonhado emprego na Construtora Sobral e, após algum tempo, anunciaria o “término”.

Era o plano ideal e não havia como dar errado, isso até a mentira cair na boca da família de Joshua, que sabe sobre sua bissexualidade, mas mesmo assim torce incessantemente para que ele se case com uma mulher indiana perfeita – e escolhida por eles, de preferência.”

 

O SERVIÇO DE ENTREGAS MONSTRUOSAS

“Quando o Povo Mágico se revelou para a humanidade, o mundo mudou. Desde então, dragões de estimação e bruxas voando pelos céus são parte do dia o dia. Mas num mundo cheio de objetos mágicos poderosos, é preciso um serviço de confiança para transportá-los!

Com suas motos e vassouras voadoras, o Serviço de Entregas Monstruosas leva encomendas sobrenaturais para qualquer lugar de Bello Horizonte ― uma cidade que não é como você imagina. Os negócios vão muito bem, obrigado, até o dia em que o humano Gustavo e a fada Strix sofrem uma tentativa de roubo na sua primeiríssima entrega! Isso porque, sem saber, eles carregavam uma raridade digna da atenção de grandes mestres do crime… o último ovo de Dragão da Patagônia.”

 

E aí? Gostaram das nossas dicas? Então, comentem aqui mais livros nacionais escritos e protagonizados por pessoas pretas e vamos aumentar essa lista maravilhosa!

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário