julho 10, 2023

Quanto ganha um autor?

Escrever é uma profissão cheia de possibilidades. Algumas pessoas gostam de escrever sobre ficção, ficção científica, questões políticas… em geral, é um trabalho que exige energia e observação cuidadosa de tudo o que está acontecendo no mundo. Mas quanto dinheiro os escritores ganham?

Essa é uma pergunta complicada, especialmente porque a maioria dos autores vende livros como fonte de renda adicional. Independe da forma como a publicação acontece.

 

PUBLICAÇÃO TRADICIONAL

No Brasil, se publicado por editoras, os autores normalmente recebem cerca de 8% a 10% da receita por livro vendido. Dependendo do tipo de contrato, esse percentual pode acabar sendo menor. Além disso, algumas editoras acabam investindo um percentual menor em publicidade, então se essa pessoa tiver experiência, ela mesma pode fazer o próprio marketing.

Em muitos contratos, os valores são adiantados aos autores, que recebem antes da venda e novamente quando o número de exemplares acordado é excedido. Por via das dúvidas, se o livro demorar a vender, demorará a recebê-lo.

 

AUTOPUBLICAÇÃO

Autopublicação é a publicação de um livro pelo próprio autor, seja por meio de uma editora independente que presta serviços de edição e edição, seja coordenada pelo editor do autor da obra.

É uma forma de publicar livros que não depende das editoras tradicionais, o que é ótimo porque 100% do valor da venda do livro vai para o autor.

Com plataformas digitais como a Amazon, qualquer pessoa pode publicar um livro de forma independente e gratuita. Existem valores personalizáveis, geralmente são definidos pelo autor, que tem total liberdade para escolher o preço que acha mais justo para a obra.

Por exemplo, no KDP o valor pode variar de 35% a 70%. Além disso, os autores podem optar por receber com base no número total de páginas lidas.

 

Lembre-se de que não é comum que um autor se torne famoso rapidamente ou imediatamente ao escrever seu primeiro livro, embora seja comum que as vendas comecem altas e depois baixas.

Além disso, autores iniciantes que vendem com sucesso sua primeira edição podem não receber o valor total do livro, dependendo do contrato.

Então o caminho para o grande sucesso é longo, mas muito possível para quem não desiste!

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Rodrigo Lopes
    14 julho, 2023

    Os escritores, no mercado editorial brasileiro, são verdadeiros heróis. Ganham mens dos que deveriam.

    • Redação Livros & Fuxicos
      18 julho, 2023

      São mesmo, Rodrigo! Infelizmente a maioria não consegue se dedicar apenas a escrita, mas resistem por amor à profissão.