Hoje, dia 8 de março, é uma data repleta de reflexões e homenagens por vários lugares do mundo. O Dia Internacional da Mulher é uma data histórica, onde conseguimos pensar, ainda mais, nessas vivências e o quanto precisamos de uma sociedade mais igualitária.
Em paralelo a isso é impossível não pensar em como a literatura tem um papel fundamental nessa construção. Com ela a gente consegue conhecer outras experiências e histórias que nos fazem refletir sobre todos os caminhos trilhados até aqui.
Então, separamos algumas escritoras inspiradoras e livros que abordam diversos assuntos capazes de nos divertir, nos emocionar, deixar uma pulga atrás da orelha, nos representar, nos acolher, nos ensinar e também nos deixar de coração quentinho.
JANE AUSTEN (PERSUASÃO)
Jane Austen nasceu em Steventon, na Inglaterra. Teve pouco tempo de educação formal e terminou os estudos em casa. Começou a escrever textos literários por volta dos doze anos de idade, mas infelizmente, em vida, seus livros foram publicados de forma anônima, sem a identificação de sua autoria. Suas obras apresentam elementos de transição entre o Romantismo, Realismo e a mais famosa é “Orgulho e preconceito”.
“Persuasão” foi o último trabalho completo de Jane Austen. O livro conta a história de Anne Elliot e enaltece a constância do amor numa época turbulenta na história da Inglaterra: as guerras napoleônicas. Escrito nesse período, o romance descreve como uma mulher pode permanecer fiel ao seu passado e, ainda assim, pensar em um futuro feliz.
BABI A. SETTE (A PROMESSA DA ROSA)
VIOLA DAVIS (EM BUSCA DE MIM)
Viola Davis é uma atriz e produtora aclamada, premiada e conhecida por suas performances excepcionais em séries como “How to Get Away with Murder” e filmes como “Um limite entre nós” e “Histórias cruzadas”. Em 2012 e 2017 foi selecionada pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Ela é também fundadora e CEO da JuVee Productions, uma produtora que desenvolve e produz filmes, peças, programas de televisão e conteúdo digital.
“Em busca de mim” é narrado pela própria Viola e conta tudo o que ela viveu desde a infância difícil até o estrelato. Na biografia nós vamos conhecer mais sobre uma garotinha que fugia de seu passado até tomar a transformadora decisão de parar de fugir para sempre.
OLÍVIA PILAR (UM TRAÇO ATÉ VOCÊ)
Olívia Pilar mora em Belo Horizonte, é escritora, mestra e doutoranda em Comunicação Social pela UFMG e ama cachorros. Busca trazer representatividade para suas histórias, que têm protagonistas negras e garotas que gostam de garotas. Publicou cinco contos de forma independente, participou de diversas coletâneas, antologias e em 2023 publicou seu primeiro romance.
“Um traço até você” é uma história sensível sobre o que significa ser jovem, negra, LGBTQIAP+ e audaciosa em uma sociedade que te deslegitima constantemente. Olívia narra as lutas e as paixões de uma jovem negra em busca de um lugar no mundo.
STEFANY NUNES (SÉRIE OS SPENCERS)
Stefany Nunes é de Sorocaba, formada em Letras e Direito e apaixonada pela leitura desde que se entende por gente. Grande amante dos romances de época, sempre criou histórias na sua cabeça, sem colocá-las no papel. Após se mudar para Londres, inspirada pela vibração da cidade, finalmente, tomou coragem de realizar seu sonho de escrever e hoje é autora de livros incríveis.
A série “Os Spencers” tem 6 livros e, embora eles possam ser lidos separadamente, há entre eles conexões que levam de uma história à outra. São romances de época com muitas camadas entre os personagens, mas digno de um final com coração quentinho.
MIA SOSA (A DESTRUIDORA DE CASAMENTOS)
“A destruidora de casamentos” é uma comédia romântica pop, fofa, com fake dating e menções à cultura brasileira (incluve a protagonista e toda sua família). Tem como não ser bom?
MARCELA CERIBELLI (AURORA: O DESPERTAR DA MULHER EXAUSTA)
Neste livro, Marcela Ceribelli, convida mulheres a se libertarem de amarras sociais e refletirem sobre tudo aquilo que as impede de encontrarem sua melhor versão e serem felizes.
ARQUELANA (OPERAÇÃO PADOCK)
“Operação Padock” é uma comédia romântica que traz uma releitura de Mulan e Ela é o cara. É uma história apaixonante e divertida sobre família, amor, superação e até onde estamos dispostos a ir para conquistar nossos sonhos e proteger aqueles que amamos.
OLIVIA UVIPLAIS (FAÇA UM PEDIDO)
Olívia é escritora de romances desde os quinze anos, atualmente tem vinte e três. Mineira, leitora voraz, estudante de jornalismo e, em primeiro lugar, fanfiqueira. Ela segue escrevendo os romances que sempre quis ler.
“Faça um pedido” é uma comédia romântica com viagem no tempo, grumpy & sunshine, segunda chance e crianças fofas. Tem cenas hot, mas no final nos deixa de coração quentinho.
CONCEIÇÃO EVARISTO (CANÇÃO PARA NINAR MENINO GRANDE)
“Canção para ninar menino grande” se trata de um mosaico afetuoso de experiências negras, um canto amoroso e dolorido. Na figura do personagem Fio Jasmim, Conceição discute com maestria as contradições e complexidades em torno da masculinidade de homens negros e os efeitos nas relações com as mulheres negras.
LORRAINE HEATH (SÉRIE IRMÃOS TRWELOVE)
Lorraine Heath é filha de mãe inglesa e pai americano. Nasceu em Hertfordshire, na Inglaterra, e mudou-se ainda criança para o Texas, nos Estados Unidos, onde se graduou em psicologia, formação que muito ajudou na construção de seus personagens aclamados pelo público. Autora best-seller do The New York Times e do USA Today, ela também é vencedora do RITA Award de melhor romance histórico.
A série dos Irmãos Trewlove conta a história de Ettie Trewlove e seus 6 filhos: 4 bastardos, uma bastarda e uma filha que teve fora do seu casamento. Mas, o amor incondicional a levou a criar pequenos bastardos, abandonados cruelmente por suas famílias. Eles tiveram de enfrentar o sentimento de rejeição e as dificuldades das periferias da Inglaterra. O forte laço que desenvolveram entre si é maior do que os laços de sangue e juntos encontraram forças para vencer na vida.
P.S da redatora: E claro que, vamos deixar uma menção super honrosa para nossa diva master, dona e proprietária desse site que é Paola Aleksandra. Você inspira todos ao seu redor, Pah. Te amamos!
É isso, pessoal! Nessa data tão importante resolvemos trazer esse nomes tão icônicos no mundo da literatura e também fora dele. Vocês tem mais autoras que poderiam entrar nessa lista? Deixa aqui nos comentários!
Comente via Facebook